sexta-feira, 8 de abril de 2011

Um olhar sobre a páscoa!

Você sabe o que é páscoa?

Não se envergonhe em dizer que não sabe o verdadeiro significado desta data, pois esta foi a maioria das respostas de pessoas entrevistadas por nós na manhã de uma quinta-feira na Avenida Paulista.
Para muitos, a páscoa é apenas uma data em que trocamos ovos de chocolate. Outros sabem que antes de tudo ela tem um significado religioso que está sendo esquecido ou perdido a cada ano que passa.
A páscoa possui alguns significados. Para os cristãos é a celebração da ressurreição de Cristo, que havia sido crucificado. Para os Judeus, a páscoa (Pessach) determina o fim da escravidão de quatro séculos no Egito.

O símbolo da páscoa: um coelho

O símbolo da páscoa é o coelho. Por se reproduzir rapidamente e em grandes quantidades, este animal representa a fertilidade. No Egito Antigo, por exemplo, o coelho significava o nascimento de novas vidas.
A reprodução entre os cristãos ou os judeus significa a esperança de uma nova vida. No Brasil, essa simbologia veio por meio dos alemães, entre o final do século XVII e início do XVIII.

E de onde veio a idéia dos ovos de chocolate?

O costume de pintar ovos e dar os mesmos de presente na páscoa tem varias origens: na cristandade primitiva o ovo era o símbolo da vida e da ressurreição e um ovo era sempre adicionado ao túmulo de um cristão. Assim o ovo adquiriu a imagem de ter algo oculto, como um tumulo fechado, no qual foi encerrado a vida, e que em algum momento irá surgir novamente.

E no clima de páscoa e ovos de chocolate, o olhar cultural foi as ruas para saber o que pensam os paulistanos sobre essa data tão importante...



video

Nenhum comentário:

Postar um comentário